Há governança sobre florestas?

Diálogos, conflitos e mobilizações globais, nacionais e locais orientadas para a conservação de florestas tropicais se disseminaram intensamente desde os anos 1990. Na Amazônia brasileira em particular há situações cotidianas que articulam as dimensões local e global quase que instantaneamente, tornando-se exemplares do contexto que inspira o objeto deste estudo: as mortes de Chico Mendes e Dorothy Stang, a Moratória da Soja, os desmatamentos e alterações climáticas, os regimes das chuvas e os rios voadores, entre outros fatores que ressaltam a importância de se estabelecer governança sobre florestas.

Do ponto de vista político, os caminhos do desenvolvimento local, a conservação e uso da biodiversidade e dos recursos naturais das florestas, dos rios e do solo, o controle do desmatamento, a demarcação de terras indígenas, todos estes temas passaram a ter importância global, além de nacional, regional e local.
Estas questões, seus problemas e soluções, envolvem não somente o aparelho do Estado, mas também incluem organizações da sociedade civil, movimentos sociais, organismos internacionais, governos estrangeiros e suas agências de cooperação técnica e financeira, bancos e agências multilaterais, fundações e empresas nacionais e transnacionais.

Em que medida estes acontecimentos estariam associados a novos processos socioeconômicos e políticos dos níveis locais aos global?

Aqui eles são compreendidos como manifestações de políticas ambientais globais, considerando que novos temas, novos atores e novos processos políticos estão em curso. Este trabalho é um convite para navegar nas águas turbulentas da globalização ambiental.

Neste blog você encontrará a tese “Governança Global sobre Florestas: o caso do Programa Plioto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7): 1992-2006“ (doutorado em relações internacionais); o artigo sobre “Conservação de Florestas e Biodiversidade na África Central”, que permite comparações entre os casos amazônico e africano; e uma lista de links na web para acessar informações atualizadas sobre a governança global sobre florestas.

Boa leitura!

www.governancaflorestal.wordpress.com



Global Exchange