PROJETO PINTADAS SOLAR VENCEDOR DO PRÊMIO SEED 2008

O Projeto Pintadas Solar foi um dos cinco vencedores do prêmio SEED de 2008. A iniciativa SEED (www.seedinit.org) , é uma rede global fundada pelas organizações IUCN, PNUD e PNUMA , que tem como missão promover parcerias em prol do desenvolvimento sustentável em sintonia com as Metas de Desenvolvimento do Milênio e a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável também conhecida como Rio +10.

O processo que culminou na elaboração do projeto Pintadas Solar teve início em 2003 a partir de uma colaboração entre dois fellows do LEAD, Thais Corral, da turma 3 e Daniele Cesano, da turma 8.

Selecionado entre mais de 400 projetos de várias partes do mundo, Pintadas Solar conquistou o prêmio pela estratégia inovadora do projeto que promove o uso de tecnologias apropriadas de irrigação e bombeamento de água com o objetivo de fortalecer a agricultura de pequena escala, a segurança alimentar e a geração de renda no promissor mercado brasileiro dos bio-combustíveis. Um dos principais objetivos do projeto é desenvolver estratégias de adaptação às mudanças do clima que se fazem particularmente sentir nas regiões semi-áridas onde a escassez de chuva e as temperaturas altas acabam por agravar a situação já muito difícil.

O projeto leva o nome do município, de apenas 11 mil habitantes situado a 250 KM de Salvador. Em Pintadas, quase todos os 1.600 domicílios rurais contam com cisternas para armazenar água de chuva. Esse fato somado à forte organização comunitária atraiu o interesse de parceiros externos para realização do projeto Pintadas Solar, cuja fase piloto durou dois anos, de 2006 a 2008. .Pintadas Solar é fruto de uma parceria que congrega a coalizão SouthSouthNorth ( www.southsouthnorth.org) uma rede global que promove projetos de mitigação e adaptação às mudanças do clima. A REDEH ( Rede de Desenvolvimento Humano) (www.redeh.org.br) que coordenou o projeto Pintadas Solar e o Centro Clima da Universidade Federal do Rio de Janeiro (www.centroclima.org.br) fazem parte da Rede SouthSouthNorth. Também são parceiros do projeto o Instituto de pesquisa em energia italiano, Ambiente Itália (www.ambienteitalia.it) , a Fundação Cariplo e o governo holandês.

No nível local, o projeto Pintadas Solar está ancorado na Rede Pintadas (www.redepintadas.org.br) , uma articulação que desde 1999 mobiliza mulheres, jovens, apicultores, agricultores e religiosos e trabalha junto ao poder público na realização de ações que promovam o desenvolvimento sustentável do município.

O prêmio SEED, palavra em inglês que significa semente, chegou no momento em que Pintadas Solar conclui sua fase piloto e está maduro para alçar vôo, ganhar escala e produzir um impacto mais significativo no município e na região, oferecendo também um modelo para regiões do mundo que enfrentam desafios semelhantes. A Iniciativa SEED oferece um prêmio que se traduz em suporte técnico, desenvolvimento de plano de negócios, articulação com redes e financiadores. A visão é contribuir para que a boa semente se expanda e possa germinar também em outros terrenos.

A cerimônia de entrega do prêmio SEED 2008 terá lugar em Salvador , Bahia, no dia 26 de novembro, em horário e local ainda a serem definidos.

Veja aqui o arquivo em pdf



Global Exchange